Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

HISTÓRIA DA FELICIDADE





O conceito de felicidade mudou muito com o passar do tempo.
Desde as antigas civilizações, quando a felicidade era ligada à religião e ao culto aos deuses, passando pelos incríveis impérios como o romano, quando o governo tentava garantir a felicidade comum com políticas como a do pão e circo, e chegando aos dias de hoje, percebe-se a existência de vários parâmetros que evoluíram com o tempo.
Nas antigas civilizações, não se sabia muito sobre a felicidade, mas ela estava ligada ao culto aos deuses, oferendas e até sacrifícios.
É óbvio que esses aspectos foram se perdendo com o passar do tempo, o que determina uma impossibilidade de nivelar ou dimensionar a felicidade dos faraós e escribas.
Já na idade média, no fascinante império romano, acreditava-se que a felicidade era ligada ao destino.
O imperador tentava garantir entretenimento ao povo como uma forma de felicidade. A política do ‘’Panis et circenses’’ (pão e circo), que promovia refeições e espetáculos para aliviar a tensão pública, surgiu como um extasiante instrumento mascarado, pois também servia para controlar e alienar os cidadãos à situação política e econômica da época.
Para Sócrates, ser feliz era viver como os deuses, algo para poucos e o mais importante que buscar sensações agradáveis era fugir dos vícios e assimilar virtudes. Já para o cristianismo, a felicidade estava fora deste mundo, sendo uma graça divina que só se revelaria num mundo superior destinado aos bons.
Com o renascimento e o iluminismo, a felicidade passou a ser algo que qualquer ser humano podia alcançar, sendo assim um direito comum a todos. No século XVII, o filósofo inglês Jeremy Berthan inventou uma fórmula matemática para medir o nível de felicidade, entretanto não obteve sucesso .
Com o advento do século XXI, a era do conhecimento e da tecnologia, a felicidade tornou-se mais complexa e ainda mais intrigante. Segundo uma pesquisa atual, a principal causa da felicidade para as pessoas é o dinheiro, o que mostra como o parâmetro mudou.
Sempre se fala na busca da felicidade, porém não se sabe definir o que ela é. Historicamente, vários tipos de felicidade existiram, seja morrer como uma oferenda, assistir lutas num coliseu lotado ou receber milhões de reais no final do mês. Cada um tem um conceito diferente de felicidade e um modo diferente de atingi-la. Dessa forma, cada um deve buscar ser feliz nesta inexorável aventura chamada vida.

Lucas Eduardo Dornelles 

Nenhum comentário:

Postar um comentário